Tradicionais Tortas de Nandufe
No dia 25 de junho deslocámo-nos ao concelho de Tondela para realizar mais uma das nossas excursões mensais (com caminhada). De manhã caminhámos pela Rota dos Moinhos, na lindíssima envolvente da aldeia de Souto Bom. O programa da tarde foi novamente uma caminhada, desta vez na Ecopista do Dão onde estava previsto fazermos 3km. Contudo, os participantes estavam a gostar e fizemos o dobro dos quilómetros, até chegarmos ao ansiado lanche de produtos regionais, em Canas de Santa Maria.
No meio de tantas iguarias que a “Sabores de Fontejão” amavelmente nos preparou, destacamos as Tortas de Nandufe, um doce típico deste território que visitámos.
Historial das Tortas de Nandufe
“Em tempos de grandes dificuldades económicas, as padeiras locais procuraram desenvolver as suas atividades produzindo e comercializando a broa de milho, o pão de trigo, de centeio e de mistura, recorrendo aos cereais cultivados na época e na região. Estes produtos eram vendidos pelas portas, nas feiras, mercados, festas e romarias religiosas.” – Produtos Tradicionais Portugueses
Mas as padeiras locais sentiram a necessidade de diversificar os produtos que vendiam e de adicionar elementos doces, principalmente para festividades. Então, junto com a venda de pão-de-ló e de bolachas cobertas de açúcar, estas mulheres criam um doce seco com forma a fazer lembrar uma banana (comprido e torto). Apesar destas tortas irem buscar o nome à localidade de Nandufe, o início da sua produção deu-se na população vizinha de Colmeeiras (concelho de Tondela).
Os ingredientes de base utilizados são: farinha de trigo, ovos, açúcar, sal, fermento e água. Atualmente ainda podemos encontrar este produto confecionado por locais ou em padarias: a “Sabores de Fontejão”, localizada em Canas de Santa Maria, continua a preparar esta iguaria de forma artesanal num forno a lenha.
Recomendamos a visita a esta Padaria/Pastelaria artesanal. Os promotores da iniciativa estão de parabéns.