Reconhecimento de percurso em Sintra
No dia 12 de julho (2016) fomos realizar o reconhecimento de um percurso em Sintra. Esteve um dia espetacular que esperemos que se repita quando lá regressarmos.
O percurso inicia-se junto do Palácio Nacional de Sintra. Tem uma extensão aproximada de 5km e não se trata de um percurso exigente, sendo acessível a qualquer pessoa com um mínimo de preparação física.
Pouco depois de deixarmos o Palácio Nacional, e depois de atravessarmos algumas das ruas típicas da vila, chegamos a uma parte do percurso que se faz em terreno privado. Trata-se do percurso pedestre da Vila Sassetti que faz a ligação do centro histórico de Sintra até ao Castelo dos Mouros e Palácio da Pena.
O caminho na propriedade da Vila Sasseti encontra-se perfeitamente estimado e tratado, onde temos caminhos por entre canteiros ajardinados. A diversidade de flora é impressionante mas nem toda é característica da região. Pelo meio passamos por um Pombal, pela Casa do Caseiro…
…e claro, pela casa que dá nome ao percurso. Servia como “casa de verão” onde se refugiava Victor Carlos Sassetti (1851-1915). O resto da história contamos no dia 😉
As paisagens são lindíssimas, destacando-se a vista para o mar, onde conseguimos também apreciar o Palácio da Regaleira envolvido na natureza exuberante da Serra de Sintra.
Saindo do terreno da Vila Sasseti começa, uma pequena parte do percurso, com caminhos mais sinuosos. Apesar disso, ao mesmo tempo convidam a um andamento lento e à contemplação da natureza, numa caminhada através de um bosque de castanheiros e carvalhos.
Quase a chegar ao topo já se vê o miradouro com vista para o Castelo dos Mouros.
Vista desde o miradouro. O castelo dos Mouros é uma fortificação militar construída por volta do século X pelas populações muçulmanas que ocuparam a Península Ibérica.
A partir daqui entramos na segunda cintura de muralhas e são diversas as curiosidades arqueológicas por onde passamos.
Estamos sensivelmente a meio do percurso e iniciamos a descida até ao local de partida.
Durante esta parte é imperativo olhar para a paisagem.
O caminho leva-nos novamente até à multidão de turistas que passeiam por um dos locais mais famosos de Portugal.
A partir daqui, no dia 24/07, haverá tempo livre para um passeio mais atento pela zona histórica de Sintra.
Foi um percurso muito agradável que o queremos dar a conhecer a quem nos quiser acompanhar na nossa atividade. Durante o percurso explicaremos algumas curiosidades dos pontos de interesse por onde vamos passando.
Fizemos o percurso em 1h40m. No programa daremos à volta de 2h30m, para que se possam apreciar todos os detalhes deste lindíssimo percurso.
Toda a inforcação sobre o programa em: