Culnatur – animação turística
Artigo de reconhecimento do percurso em Sortelha.
Depois de já termos visitado 3 aldeias históricas de Portugal (Piodão, Monsanto e Idanha-a-Velha), segue-se Sortelha.
Somos fãs desta rede de aldeias e no passado dia 4 de março lá fomos fazer o reconhecimento do percurso, para vos darmos a conhecer mais um tesouro do interior de Portugal.
Sortelha
“Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo e vigiadas por um sobranceiro castelo do séc. XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte igreja renascentista.”
O percurso
Iniciamos o percurso na aldeia de Sortelha, fora de muralhas, e vamos em direção a um antigo caminho romano, onde podemos presenciar o desgaste nas pedras que terão aqui sido dispostas há uns dois milhares de anos.
O caminho leva-nos a descer até ao rio Zêzere, ainda sem aquele caudal a que nos habituou aqui perto de nós.
Poderemos ter a sorte de encontrar o Pastor com o seu rebanho. Na altura falava, com alegria, da chuva que se fazia sentir nos últimos dias e que deixava a região mais verde. Bem precisava pois não escapou à onda de incêndios de 2017.
Uns metros mais à frente deparamo-nos com o antigo elevador pertencente à mina da Bica, onde era explorado Óxido de Urano, hoje dissimulada.
O caminho tem pouca extensão em alcatrão e muita em caminhos antigos.
Como descemos de Sortelha, teremos de voltar a subir até lá. A subida é feita noutra estrada (romana/medieval) que nos levará até à vila muralhada.
É difícil de nos apercebermos da beleza da paisagem numa simples foto. Na altura tínhamos como pano de fundo o cume da Serra da Estrela, pintado de branco.
Depois de uma boa subida, feita nas calmas alcançamos as muralhas da antiga vila de Sortelha. Antes de entrarmos muralha a dentro podemos encontrar muitos motivos de interesse cultural, de época medieval.
Passando a muralha entramos numa vila muito bem preservada, cheia de história para contar.
Curiosamente, assim como em Pombal, o artesanato típico é feito em Bracejo. Apenas com diferença na técnica para se criarem os objetos.
A vila tem muito mais por mostrar, as casas, o castelo, o pelourinho, as capelas… No dia 29 temos agendada uma visita guiada que nos dará a conhecer muitos dos segredos de Sortelha.
Junte-se a nós e atravesse esta porta!
O percurso tem cerca de 8km, com uma dificuldade moderada (aconselhamos alguma preparação física para superar a parte da subida com mais facilidade) e não será necessário transportar o almoço durante o percurso.
Caso tenha interesse mas os 8km parecem-lhe muito, temos uma opção que poderá encurtar a caminhada para uns 5km. Fale connosco.
Estamos a aceitar pré-inscrições (sem compromisso). O programa completo e respetivo valor será anunciado em breve.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.