“Entre os montes e vales da região saloia, a Aldeia da Mata Pequena é um pequeno povoado rural com uma dúzia de habitações, onde ainda se vive em comunhão com a natureza e se respira pacatez e autenticidade. Simples, rústicas, pequenas e muito acolhedoras, as casas rigorosamente recuperadas, das quais pouco mais restava do que paredes e ruínas, são fruto do muito trabalho de pesquisa, e sobretudo, da persistência de Ana e Diogo Batalha que lhes dedicaram um carinho só imaginável a gente apaixonada pelo que faz. É um lugar repleto de ternuras e pedaços de um passado que nos é comum, peças de mobiliário e utensílios que fizeram a infância de todos nós e que hoje nos avivam memórias com entusiasmo.” –
Vortex Mag

Pelas vezes que esta informação nos passou à frente e devido a um pedido de uma cliente especial, decidimos ir até ao concelho de Mafra explorar e conhecer a envolvente da aldeia da Mata Pequena.
Percurso a realizar
O percurso que delineámos tem inicio na localidade de Cheleiros, localidade com algum património cultural, onde destacamos uma ponte romana.

A parte inicial faz-se por alcatrão, à beira rio, até alcançarmos terra batida, em direção ao Penedo do Lexim. O Penedo era uma antiga chaminé vulcânica do complexo vulcânico de Lisboa, o Penedo do Lexim apresenta uma monumentalidade natural, quase como um castelo de penedos.

Uma vista priveligiada para a região saloia

Iremos passar por moinhos abandonados, onde o seu interior nos deixa a perceber um pouco do seu funcionamento (no programa da tarde, da nossa excursão, teremos a oportunidade de visitar o interior de um moinho em perfeito estado de conservação).
Aldeia da Mata Pequena
Aqui começa o verdadeiro encanto, uma aldeia pitoresca preservando muito do património etnográfico da região.

Na aldeia haverá tempo para muitas fotografias 😀
Saindo da aldeia, regressando a Cheleiros atravessaremos um vale com túneis de vegetação, proporcionando um final de caminhada muito agradável.
O percurso tem cerca de 8km, com grau de dificuldade moderado e não será necessário transportar o almoço durante o percurso. Aconselha-se o uso de bastão que pode auxiliar em algumas partes do percurso, principalmente numa descida acentuada.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.