Reconhecimento Fórnea

A Fórnea, um local misterioso que há muito nos desperta interesse em explorar, para vos poder levar lá.

Trata-se de um estranho fenómeno geológico que dá a ilusão de ser um anfiteatro natural. A Fórnea assemelha-se a um enorme abatimento da crosta terrestre começando em Chão das Pias e descendo até Alcaria.

Porque os solos da Serra de Aire e Candeeiros são ocos e apresentam vácuos, puderam dar origem às grutas, mas também a este local: uma depressão de milhões de anos rodeada de cursos de água.

Esta é a vista “cá de baixo”, a ideia é chegarmos à vista “lá de cima”.

A paisagem é fantástica!

Na subida até ao ponto mais alto da Fórnea atravessamos o trilho dos fósseis marinhos, são vários os fósseis de omanites que iremos ter a oportunidade de ver. Estão a 200m de altitude.

E se pensarmos que há milhões de anos estes moluscos habitavam no fundo do mar? Dá que pensar!

Lá continuamos na expectativa de obtermos a vista deslumbrante do topo da fónea. Mas antes ainda vamos atravessando paisagens mais recentes.

Até que…

Não se compara a contemplação que temos no local com o que a fotografia nos transmite.

Daqui seguimos no planalto do Castelejo, a paisagem muda por completo, passando os muros de pedra solta, que delimitam as áreas de pastagem, a dominar a paisagem. Chainça, e um pouco mais à frente Covões Largos, são dois pequenos aglomerados de características marcadamente serranas, implantados em pequenas depressões ou dolinas – os covões, na toponímia popular, formas cársicas resultantes da dissolução das rochas calcáricas pela ação da água.

Imagem relacionada
Foto de A2Z

Finalizamos o nosso percurso na Praia Jurássica, a ” descoberta deu-se em 2003 numa das centenas de pedreiras que se encontram pelas Serras de Aire e Candeeiros. A exploração de calcário trouxe à luz do dia um dos mais importantes achados paleontológicos já encontrado em Portugal. “

O percurso tem cerca de 10km, com grau de dificuldade moderado. Aconselha-se o uso de bastão de caminhada que pode auxiliar em algumas partes do percurso, principalmente numa descida acentuada.

Vai perder esta oportunidade de caminhar neste local?

Share

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.